15 de novembro de 2025

Sebrae-SP conclui turma do Empretec em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá | ASN São Paulo

Sebrae-SP conclui turma do Empretec em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá | ASN São Paulo

Para Marcio Moroni, facilitador do Empretec há 25 anos, “é muito importante a existência de um bom processo de seleção, porque a pessoa tem que ter um objetivo claro, definido e uma vontade de querer realizar esse objetivo. O que ajudou muito essa turma específica aqui de Guará é que são pessoas, de fato, que buscam empreender, têm clareza do que querem e estão se desafiando a buscar resultados melhores. Esse é um fator muito importante.”

Ao longo de 60 horas de capacitação e 6 dias de imersão, as pessoas participantes tiveram a chance de conhecer e colocar em prática as 10 características inerentes ao comportamento empreendedor. “O Empretec acontece na prática. Ele é um seminário comportamental, mas é a vivência e a conexão do que eu faço, o modelo de comportamento e o resultado que gera o aprendizado no seminário”, ressalta Marcio.

Durante o curso presencial, as pessoas participantes são desafiadas em atividades práticas tendo como base os seguintes aspectos comportamentais: busca de oportunidades e iniciativa; persistência, disposição para correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; empenho em procurar informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

Com esse modelo, empreendedoras e empreendedores se autoavaliam, identificam seus pontos fortes e fracos e, novamente, são instigados a adotarem uma postura que reforce suas potencialidades e corrija suas fraquezas. A mudança comportamental se reflete direta e imediatamente nos resultados tanto pessoais quanto empresariais.

Para Dulce Coelho, empreendedora no ramo gastronômico em Guaratinguetá, a chance de participar do seminário permitiu justamente aprender a planejar e traçar metas de modo independente e resoluto. Ao refletir a respeito da importância de iniciativas como o Empretec para o desenvolvimento econômico local, a proprietária do estabelecimento “Pudim da Chef” pondera categoricamente. “Quando eu cresço posso levar muitas pessoas a crescerem comigo e esse ciclo gira a economia da cidade”, afirma.

Parceria



Fonte ==> Sebrae

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *