15 de janeiro de 2026

Sebrae-SP e Instituto SYN abrem 120 vagas para MEIs exporem seus produtos em shoppings centers de forma gratuita | ASN São Paulo

Sebrae-SP e Instituto SYN abrem 120 vagas para MEIs exporem seus produtos em shoppings centers de forma gratuita | ASN São Paulo

Inscrições estão abertas até 5 de dezembro (Foto: Freepik)

A Loja Colaborativa Junto & Misturado é um programa que, durante seis meses, permite que empreendedores e empreendedoras formalizadas e selecionadas exponham e vendam seus produtos em um espaço compartilhado que reúne diversas marcas de artesanato de diferentes categorias. Em 2026 serão 120 vagas, sendo 60 por semestre. Cada shopping receberá 20 empresas por período.

A terceira etapa é voltada à operação no varejo físico, com orientações práticas sobre como vender mais, técnicas de visual merchandising e vitrinismo. Por fim, a quarta fase é dedicada à aceleração dos negócios, preparando os empreendedores para colocar seus projetos em prática com mais estratégia, segurança e autonomia. As aulas ocorrem durante o dia, em modelo híbrido, durante a semana das 9h às 13h, sendo a maioria das capacitações serão on-line, exceto a capacitação de sistemas operacionais da loja a qual será presencial em cada shopping. A proposta é facilitar a participação dos expositores selecionados, que poderão ter outros compromissos.

A especialista ainda destaca a visibilidade qualificada e a oportunidade de networking. “Os shoppings funcionam como uma vitrine estratégica, ampliando o alcance das marcas e favorecendo a experimentação de novos mercados. A convivência entre empreendedores também estimula o networking, a troca de soluções e a inovação conjunta, que são pilares essenciais para a maturidade empresarial”, completa.

“Este projeto fortalece as oportunidades reais de mercado para pequenos empreendedores, impulsionando o desenvolvimento local. Ele materializa nosso pilar de geração de renda por meio do investimento social privado, criando caminhos sustentáveis para autonomia e crescimento econômico”, destaca a coordenadora de projetos sociais do Instituto Syn, Grasiela Caldeira.

Case de sucesso

Cleide Gueiros é uma das histórias de sucesso das lojas colaborativas. Dona da marca Santa Amazônia, que trabalha com produtos de home spa e aromatização de ambientes, ela participou de uma das lojas colaborativas no Shopping Tietê Plaza e hoje possui um quiosque no Supermercado Violeta, em Pirituba, zona norte de São Paulo. De acordo com a empreendedora, essa experiência foi um divisor de águas em sua vida.

Inscrições

As inscrições para participar das lojas colaborativas em 2026 já estão abertas e ficarão disponíveis até o dia 5 de dezembro pelo link. Mais informações pelo telefone 08005700800 ou através do site do Instituto SYN.



Fonte ==> Sebrae

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *