Com mais de 20 anos de atuação na área de moda e desenvolvimento de produto, a consultora do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Moda, Joice Parra, compartilhou como está o cenário do mercado de moda autoral no país e estratégias para os interessados em desenvolver sua própria marca.
Os participantes aprenderam sobre os conceitos, importância da criatividade, como é o processo produtivo, perspectiva de marketing, análise de mercado, oportunidades, tendências e modelo de negócios.
A saturação do fast fashion, a democratização do acesso ao mercado a partir das redes sociais e a valorização do consumo consciente são alguns dos fatores que impulsionaram esse modelo de negócios. Essas características vão de encontro às mudanças o comportamento do consumidor que, nos últimos anos, têm avaliado propósito, experiências memoráveis, transparência e senso de comunidade ao escolher uma marca.
Após observar as dificuldades de inserção de pessoas mais velhas no mercado do trabalho, Celina Aparecida Proetti, decidiu resgatar e apostar numa habilidade que aprendeu com a vó: a costura. Produzindo bolsas e peças de vestuário em tecido, ela tem investido em capacitação para melhorar seus serviços. “Achei a palestra maravilhosa e queria até mais. O que mais me chamou atenção foi ver como a moda autoral está em ascensão e como posso aproveitar isso já que estou inserida nela”, conta.
Para Joice Parra, atividades como essa contribuem no desenvolvimento de quem deseja empreender ou quem já tem seu próprio negócio. “É muito importante saber mapear quais as condições iniciais que possui e aonde deseja chegar. Essa oportunidade e direcionamento é muito importante para desenvolver a mentalidade do empresário”, diz.
Lançamento de curso gratuito sobre Moda Autoral
Fonte ==> Sebrae