26 de janeiro de 2026

Super-ricos, lobbies e justiça fiscal: especialistas analisam quem manda no sistema tributário brasileiro

Como apenas 140 mil pessoas – o contingente de super-ricos no Brasil – impõem sua vontade a 213 milhões de brasileiros? Porque há tanta dificuldade para taxar – em, no máximo, 10% – aqueles milionários ou bilionários que recebem acima de R$ 50 mil mensais? Qual é o papel dos lobbies empresariais nos bastidores do Congresso Nacional, o pior da história do país? São os pobres que pagam a conta, mas porque os trabalhadores não estão em Brasília pressionando os deputados e senadores em favor de maior justiça fiscal e da redução da desigualdade brutal que sacrifica a maioria?

Estas foram algumas das questões debatidas no De Fato em 2025, edição que reprisamos nesta semana ─ por conta da reforma do Estúdio Rao. Quem fala sobre o tema é o professor titular de Sociologia Antônio David Cattani, autor de diversos livros sobre o comportamento dos super-ricos, e o auditor Dão Real Pereira dos Santos, presidente do Sindifisco, o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal. Os dois integram o IJF, o Instituto Justiça Fiscal.

Ao longo da conversa, também brota uma análise daquela mentalidade autoritária que emergiu na sociedade brasileira em 2018 e que envolve até muitos trabalhadores ou trabalhadoras que, mesmo oprimidos, assumem o discurso do opressor.

O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.

Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Joseph Aresço
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *