A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai premiar com R$ 5 mil três pesquisadores que melhor apresentarem suas teses acadêmicas para o público geral. A iniciativa “3 Minutos de Tese” estimula doutorandos e recém-doutores da Universidade a comunicarem suas pesquisas em linguagem acessível e inovadora.
O concurso é inspirado no modelo internacional criado pela Universidade de Queensland, na Austrália, hoje presente em mais de 85 países. A final da primeira edição na UFRJ acontecerá nesta quinta-feira (30), às 14h, no Auditório Horta Barbosa, na Cidade Universitária.
Na UFRJ, o 3MT é realizado em parceria com o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2). O evento integra uma rede global de valorização e divulgação científica e conta com o selo oficial da organização criadora do 3MT.
Popularização da ciência
O concurso foi aberto a doutorandos e recém-doutores da UFRJ, totalizando 328 inscrições. Na quinta (30), a final vai reunir 21 finalistas de três grandes áreas do conhecimento – Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra, e Ciências Humanas e Sociais -, que apresentarão ao vivo suas teses em três minutos.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
Ao Brasil de Fato, a coordenadora do FCC, Christine Ruta, afirmou que o amplo engajamento da comunidade acadêmica mostra disposição dos pesquisadores em valorizar a ciência como bem público para o desenvolvimento do país.
“Ao propor que doutorandos comuniquem suas pesquisas em linguagem acessível, o 3MT reforça uma dimensão essencial da formação acadêmica: a de saber dialogar com a sociedade. Em um contexto em que o conhecimento científico é, muitas vezes, desvalorizado ou mal compreendido, o concurso reafirma o papel público da UFRJ como produtora e difusora de conhecimento”, reafirma.
Para além de uma competição, o 3MT estimula pesquisadores a comunicarem suas descobertas com clareza e dinamismo. Segundo Ruta, o 3MT é um exercício de diálogo que cumpre um importante papel social: inspirar novas gerações.
“Ao conhecer e ouvir jovens cientistas de diferentes áreas, o público é convidado a se inspirar nas trajetórias de quem faz ciência no país, aproximando o conhecimento acadêmico da sociedade e estimulando novas vocações científicas. Por isso, durante a final, é esperada também a presença de escolas, para que estudantes possam se reconhecer nesses jovens pesquisadores e enxergar a universidade como um espaço de futuro e pertencimento”, completa.
A escolha dos vencedores será realizada por um júri especifico e pela plateia presente. O primeiro colocado de cada área receberá um prêmio de R$ 5 mil. O evento será aberto ao público e terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais do FCC e da PR2.
Uma próxima edição deverá incluir uma categoria temática voltada à emergência climática. Segundo a coordenadora do FCC, a proposta é visibilizar teses que “contribuem para compreender, comunicar ou enfrentar os desafios das mudanças climáticas, reforçando o compromisso da UFRJ com uma ciência voltada ao futuro e à sustentabilidade do planeta”.
A iniciativa conta com patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Parque Tecnológico da UFRJ, além da Prefeitura do Rio, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade da UFRJ (Sgaada), da Prefeitura Universitária, da Pró-Reitoria de Graduação (PR1) e de diversas outras unidades da universidade.
Serviço
Final do concurso 3 Minutos de Tese (3MT)
Data: quinta-feira (30)
Horário: 14h
Local: Auditório Horta Barbosa – Bloco A – Centro de Tecnologia da UFRJ (Av. Athos da Silveira Ramos, nº 149, Cidade Universitária – Fundão).
Mais informações nas redes sociais do FCC (neste link).
Fonte ==> Brasil de Fato


