10 de janeiro de 2026

‘Venezuela é esperança e não ameaça’, afirma Yhonny Garcia Calles, do Movimento de Amizade Solidariedade Venezuela/Cuba

O fantasma da intervenção dos Estados Unidos já rondava a Venezuela em setembro de 2025, quando embarcações pesqueiras começaram a ser abatidas ilegalmente no mar do Caribe, com a justificativa de combate ao tráfico de drogas. A ofensiva estadunidense prosseguiu e chegou ao sequestro do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no início de 2026, acusado inicialmente de chefiar um grupo criminoso chamado Cartel dos Sóis ─ acusação já desmentida pela justiça dos Estados Unidos. O presidente Donald Trump deixou claro em entrevistas: o objetivo é entregar o petróleo venezuelano para empresas petroleiras dos Estados Unidos.

No final de setembro, o De Fato entrevistou Yhonny Garcia Calles, coordenador do Movimento de Amizade Solidariedade Venezuela/Cuba, que estava em visita a Porto Alegre. Acompanhado pelo presidente da Associação Jose Marti, Ricardo Haesbaert, Yhonny trouxe o relato dos ataques naquele momento e falou sobre temas como a resistência popular venezuelana, a situação do país frente ao bloqueio econômico, a solidariedade entre os povos latinos e a pesada construção narrativa em curso para justificar a agressão ao país pelos Estados Unidos.

Nesta edição, devido às reformas no estúdio Rao, reprisamos a entrevista com Yhonny Garcia Calles e Ricardo Haesbaert.

O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.

Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Marcela Brandes
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Laís Escher
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *