26 de janeiro de 2026

Wagner Moura faz história com primeira indicação de ator brasileiro ao Oscar

Pela primeira vez na história, um ator brasileiro foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator. Wagner Moura recebeu a nomeação por sua atuação em O Agente Secreto (2025), dirigido por Kleber Mendonça Filho. A 98ª edição do prêmio será realizada na noite de 15 de março, com transmissão pelo canal oficial do Oscar no YouTube.

Além da indicação a Moura, o longa brasileiro também foi nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção de Elenco e Melhor Filme Internacional. No início do mês, o ator havia conquistado o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama pela mesma atuação.

A disputa pelo Oscar coloca Wagner Moura ao lado de nomes como Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Michael B. Jordan e Jesse Plemons. Se vencer, Wagner Moura será o primeiro brasileiro a conquistar a estatueta de Melhor Ator.

Ator mantém longa trajetória de apoio aos movimentos populares

Ao longo dos últimos anos, Wagner Moura tem manifestado publicamente seu apoio à luta pela terra e à organização dos movimentos populares no Brasil. Em abril de 2024, gravou um vídeo em solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), exaltando a importância da reforma agrária e criticando a concentração fundiária no país. No mesmo ano, também participou da campanha de solidariedade do MST às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A relação com o movimento já havia se evidenciado em outros momentos. Em 2021, Moura participou de uma exibição especial do filme Marighella em um assentamento na Bahia, território marcado por conflitos agrários. Em suas falas, destacou a potência da luta do MST e a conexão entre o legado de Marighella e as resistências populares atuais.

No mesmo ano, também visitou uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) na capital paulista, durante outra sessão do longa, gesto que provocou repercussão nas redes sociais.

Em 2016, o ator já havia se solidarizado com o MST após a invasão da Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), pela Polícia Civil.

Outras presenças brasileiras e histórico recente

A presença brasileira no Oscar 2026 não se limita a O Agente Secreto. O diretor de fotografia Adolpho Veloso também foi indicado, pelo trabalho no drama Sonhos de Trem.

Em 2025, o Brasil já havia marcado presença na premiação com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. O longa levou a estatueta de Melhor Filme Internacional e rendeu uma indicação a Fernanda Torres como Melhor Atriz – categoria em que Fernanda Montenegro já havia sido nomeada em 1999, por Central do Brasil.



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *