20 de março de 2025

Wall Stret tem alta recorde com ganhos da Nvidia

Um rali que tem impulsionado o mercado acionário norte-americano depende cada vez mais da fabricante de chips Nvidia e de um punhado de outras ações de grandes empresas, o que tem reavivado preocupações de que o desempenho de Wall Street tenha se tornado vinculado a um grupo restrito de empresas.

Cerca de 60% do retorno total do S&P 500 de mais de 12% no ano foi impulsionado por cinco empresas cujas ações têm alguns dos pesos mais elevados no índice: Nvidia, Microsoft, Meta, Alphabet e Amazon.com, mostraram dados da S&P Dow Jones Indices.

A Nvidia, que na quarta-feira se tornou a segunda empresa mais valiosa do mundo após uma alta de 147% este ano, foi responsável sozinha por cerca de um terço do ganho do índice.

Com a alta dos preços das ações das empresas, seus pesos no S&P 500 aumentaram, dando a elas mais influência sobre o índice mais amplo. As quatro principais ações — Microsoft, Apple, Nvidia e Alphabet — representavam quase 24% do S&P 500 no final de maio, o maior peso coletivo de quatro ações em 60 anos, conforme a Bianco Research.

Muitos investidores acreditam que o peso das empresas no mercado é merecido, devido a seus lucros robustos, posições competitivas dominantes e expectativa de que elas capitalizem os avanços no crescente campo da inteligência artificial.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *