24 de dezembro de 2025

Empresa de farofa artesanal é a primeira a receber Selo de Qualidade de Barretos | ASN São Paulo

Empresa de farofa artesanal é a primeira a receber Selo de Qualidade de Barretos | ASN São Paulo

A empreendedora Rosimary de Souza Santos Ribeiro, responsável pela Dona Léo Farofa Artesanal, de Barretos, tornou-se a primeira empresária do município a receber o Selo Produto de Barretos – Qualidade Bruta, certificação que reconhece a excelência dos processos produtivos e a valorização dos produtos locais.

 

Rosimary destacou que o principal desafio para conquistar o selo foi adequar toda a estrutura produtiva aos critérios exigidos pelo programa. “Representar Barretos sempre foi minha prioridade. Quando soube do selo, enxerguei uma grande oportunidade e fui em busca de todos os requisitos. Foi desafiador, precisei construir uma cozinha profissional, algo que eu não tinha, mas foi um processo maravilhoso. Passar por cada etapa, levar o nome da minha mãe e representar Barretos é um privilégio enorme”, afirmou.

Para Rosimary, ser a primeira mulher a conquistar o selo também tem um significado inspirador.
Ser a primeira empresária e mulher a receber esse selo é uma forma de incentivar outras mulheres. Se eu consegui, elas também podem”, completou.

A Dona Léo – Farofa Artesanal existe desde 2011 e carrega uma forte história familiar. O nome da marca homenageia Dona Leonor, mãe da empreendedora, falecida em 2015, responsável pela receita original da farofa que deu origem ao negócio.

O Selo Produto de Barretos foi criado para certificar empresas que produzem no município e atendem critérios rigorosos de qualidade. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Santos Abraão Reis, a iniciativa fortalece a identidade local.

“Quem tem a oportunidade de viajar pelo Brasil ou para fora do país sabe a força do nome Barretos. Por isso, é fundamental levar bons produtos, feitos na nossa cidade. A entrega deste certificado à primeira empresa do município simboliza esse compromisso”, explicou.

Por fim, Odair Silva, prefeito de Barretos, ressaltou a relevância do Selo de Qualidade para as empresas que desejam utilizá-lo em suas embalagens.

“Para conquistar o selo, é necessário passar por diversos critérios e capacitações. A história da Dona Léo muda completamente: existe um antes e um depois dessa certificação. A partir de hoje, a empresa está autorizada a comercializar seus produtos com o Selo Produto de Barretos, o que representa uma grande virada de chave em sua trajetória”, concluiu o prefeito.



Fonte ==> Sebrae

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *