O local acolheu representantes do setor público, como da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista – por meio do Departamento de Turismo -, da Agência de Desenvolvimento Socioeconômico, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), gestores públicos das prefeituras de Águas da Prata e de Aguaí e empresários do segmento, além de membros das associações das Serras Vulcânicas e da Serra da Paulista.
“Isso envolveu entender as necessidades e oportunidades específicas do contexto territorial, bem como planejar suas conexões com as estratégias e iniciativas federais e estadual. Entre o que tratamos no encontro, destaco os aspectos básicos das políticas públicas de turismo no Brasil, incluindo as esferas federal, estadual, local e regional; a participação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que podem impulsionar o turismo, em especial o sustentável; o planejamento estratégico e a gestão de políticas públicas de turismo”, pontuou.
A consultora diz que o que ficou evidenciado entre os participantes da governança turística de São João da Boa Vista é que o Conselho Municipal de Turismo é um órgão deliberativo, com local adequado para que todas as instituições (público/privadas, terceiro setor e sociedade civil) possam estar presente, ter um local de diálogo e voz ativa junto ao Executivo.
Integrantes
O grupo colaborativo é composto, ainda, por empresários ligados desde a cadeia alimentícia e bebidas – laticínios e vinícolas -, passando pelo setor de hospedaria – chalés da Serra da Paulista – a espaços de eventos, como a Casa Geraldo, por exemplo. “É um grupo mais qualificado, de trabalho e que tem interesse em gerar mais negócios e atrair investimentos para São João da Boa Vista, Águas da Prata e Aguaí”, completou a consultora Michelle Sabino.
O próximo encontro da governança está previsto para segunda-feira (14) e deve dar andamento aos debates levantados durante o curso, alinhamento de propostas que serão apresentadas na reunião do Comtur, agendada previamente para a terça-feira (15).
Fonte ==> Sebrae